Tatu-Galinha
Dasypus novemcinctus
Reprodução: Quatro filhotes geneticamente idênticos por ninhada. Os nascimentos ocorrem na primavera (março-abril no hemisfério norte).
Peso: 3–6 kg
Dieta: Insetívoro generalista que se alimenta principalmente de besouros (adultos e larvas), formigas e cupins. Também pode comer pequenos vertebrados, frutas, minhocas, ovos de aves e de tartarugas.
Nomes comuns:
Português – Tatu-Galinha, Tatu-Preto, Tatu-de-Nove-Cintas
Inglês – Nine-banded Armadillo, Common Long-nosed Armadillo
Francês – Tatou à Neuf Bandes
Alemão – Neunbinden-Gürteltier
Espanhol – Tatú, Tatú Negro, Mulita Grande, Cachicamo, Montañero, Cusuco, Carachupa, Tochi, Gurre
Identificação:
Carapaça Geralmente cinza, com partes laterais louras ou amarelo-pálido Bandas móveis 7-11 Orelhas 2.5–5.7 cm, relativamente longas em proporção ao tamanho do corpo Cauda 26–45 cm
IUCN Lista Vermelha
As espécies são classificadas em uma das nove categorias da Lista Vermelha: Extinto, Extinto na Natureza, Criticamente em Perigo, Em Perigo, Vulnerável, Quase Ameaçado, Menos Preocupante, Dados Insuficientes e Não Avaliado. As espécies categorizadas como Vulnerável, Em Perigo e Criticamente em Perigo são consideradas ameaçadas de extinção.
Tatu-Galinha – dados curiosos:
- Apesar de seu nome comum tatu-de-nove-cintas, ele pode ter entre 7 e 11 bandas, mas o número mais comum é 9.
- Embora seja um habitante bem conhecido do sul dos EUA, o tatu-galinha foi registrado pela primeira vez nos EUA, especificamente no Texas, em 1849.
- Ele se tornou o pequeno mamífero oficial do Estado do Texas em 1995.
- O motivo: “é uma criatura resistente e pioneira que decidiu começar a migrar para cá na época em que o Texas se tornou um estado” e “possui muitas características notáveis e exclusivas, algumas das quais são paralelas aos atributos que distinguem um verdadeiro texano, como um profundo respeito e necessidade pela terra, a capacidade de mudar e se adaptar e um amor feroz e eterno pela liberdade”.
- Sempre dá à luz quatro filhos geneticamente idênticos. Embora geneticamente idênticos, eles podem diferir ligeiramente entre si quanto ao número de osteodermos (placas ósseas). A prole também consegue distinguir entre seu próprio cheiro e o de seus irmãos.
- Após o acasalamento, as fêmeas podem adiar a gravidez até que as condições sejam melhores para a prole, por exemplo, quando houver mais alimentos disponíveis. Em condições estressantes, a prole pode nascer mais de dois anos após o acasalamento!
- Pode saltar verticalmente quando assustado.
Habitat
- Savana
- Arbustais
- Pastagens
- Forest
Tendência populacional
• Estável
Ameaças
• Não há ameaças importantes
• Caça por considerado plaga em algumas áreas; em outras, para consumo ou para confecção de artesanato
Como você pode ajudar aos tatus. Para mantê-los felizes e seguros:
– É melhor observá-los à distância e em silêncio.
– Nossos animais de estimação podem atacá-los. É importante mantê-los na coleira quando for passear ou mantê-los em casa em uma área fechada e segura. Além disso, cuidar de nossos animais de estimação também significa esterilizá-los para que não se reproduzam de forma descontrolada.
– Os tatus adoram viver na natureza, portanto, mantê-los como animais de estimação não é bom para elos. Lembre-se de que eles também não gostam de selfies.
– Outra forma de ajudar a proteger as áreas onde vivem os tatus é não iniciar incêndios.
– Se encontrar um tatu ferido, entre em contato com um hospital de vida selvagem para que eles possam ajudá-lo.
Dasypus novemcinctus pode ser encontrado nos seguintes países – clique para ver quais outros xenartros também vivem lá!
Argentina
Belize
Bolívia
Brasil
Colômbia
Costa Rica
Equador
El Salvador
Guiana Francesa
Granada
Guatemala
Guiana
Honduras
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
Suriname
Trindade e Tobago
Estados Unidos
Uruguai
Venezuela
Teste seus novos conhecimentos!
Teste seus novos conhecimentos sobre tatus visitando nosso caça-palavras, quebra-cabeças, folhas para colorir e jogos de nomes!
Confira este vídeo para ver o quanto você aprendeu!