Tatu-de-rabo-mole do Cerrado
(Cabassous squamicaudis)
oUtros nomes comuns
Tatu-rabo-de-couro
TaxonomIa
Ordem: Cingulata
Família: Chlamyphoridae
Subfamília: Tolypeutinae


Descrição
Cabassous squamicaudis tem um comprimento de cabeça-corpo de 29 a 34 cm, um comprimento de cauda de 9 a 14 cm e pesa de 1,6 a 1,8 kg. Sua carapaça é uniformemente cinza-escura e tem de 10 a 13 faixas. As patas dianteiras são longas. Sua cauda cinza é nua, ou seja, não possui a armadura completa presente em outros tatus, embora possa haver algumas escamas isoladas.

Distribuição
Essa espécie pode ser encontrada no sudeste da Bolívia, com registros confirmados no departamento de Santa Cruz, no nordeste do Paraguai (departamentos de Amambay, Concepción e San Pedro) e no centro do Brasil, onde ocorre desde o Mato Grosso do Sul até o estado do Maranhão.

dieta
O tatu-de-rabo-mole do Cerrado é um tatu insetívoro que se alimenta principalmente de formigas e cupins.

fatos curiosos
Anteriormente, acreditava-se que essa espécie era uma subespécie de C. unicinctus, embora a última pareça bastante diferente devido à sua carapaça cinza com uma borda rosada.

Habitat e Ecologia
Cabassous squamicaudis habita matagais e campos tropicais, como o Cerrado, a Floresta Seca de Chiquitano e as florestas de galeria do Cerrado brasileiro em São Paulo, Brasil. Também ocorre em áreas inundáveis, como o Pantanal. A espécie foi registrada em áreas de cultivo e pastagem, mas sua taxa de sobrevivência em áreas modificadas pelo homem é desconhecida.
Esse tatu solitário, principalmente fossorial, passa 99% de seu tempo no subsolo do Pantanal brasileiro, onde sai de suas tocas durante as horas mais quentes do dia. A densidade foi estimada em 2,1-27 indivíduos por km². A área de vida média no Pantanal foi estimada em 2,06 km2 para os machos e 0,59 km2 para as fêmeas.

Reprodução

Ameaças
A principal ameaça a essa espécie é provavelmente a perda de habitat. A caça parece ter um impacto limitado sobre essa espécie, provavelmente devido a seus hábitos fossoriais e encontros raros.

Tendência populacional
Desconhecida.

Estado de conservação
Cabassous squamicaudis está na categoria Menos Preocupante (LC) devido à sua ampla distribuição, presume-se uma grande população, sua presença em várias áreas protegidas e porque é pouco provável que diminua o suficientemente rápido para ser qualificada em uma categoria ameaçada.